terça-feira, 6 de setembro de 2011

Casamento muçulmano

Como sugerido pelo WGSN, as diferentes culturas nunca estiveram tão entrelaçadas como na atualidade. Pensando nisso, selecionamos diversas tradições de casamento que são seguidas ao redor do mundo. A cada semana você poderá conhecer duas religiões e se inspirar nelas. Aproveite!

Casamento Muçulmano

Nesta cultura, as mulheres não podem casar fora de sua religião. É responsabilidade da família do noivo encontrar uma moça que seja ideal para seu filho. O casamento acontece apenas mediante ao pagamento feito pelo noivo e o valor é discutido entre as famílias. O guardião da noiva propõe uma quantia, o noivo deve aceitá-la e a noiva, normalmente não presente na negociação, recebe seu dote e pode gasta-lo com o que quiser.
O período de noivado dura três meses. Se o casal não se casar após esse período, um novo acordo deve ser feito. Durante este período, a mulher pode estar na presença de seu futuro marido apenas se seu pai ou irmão estiverem junto. A cerimônia de noivado, ou Mangni, trata-se da troca de alianças. O traje da noiva deve ser oferecido pela família do noivo.
Nesta religião, é proibido casar-se nos dias de Eid (após o Ramadão), Pilgrimage ou Ashura (nono ou décimo dia do primeiro mês do Islão). Após escolher o dia, deve-se falar com o Íman da mesquita e o noivo começa a preparar um presente para sua mulher.
Um ou dois dias antes do casamento, a noiva recebe em sua casa um massagem feita com uma pasta a base de açafrão, sândalo e óleo de jasmim.
As tatuagens de henna que cobrem seu corpo também são indispensáveis. Feitas apenas por outras mulheres solteiras, os desenhos cobrem suas mãos e pés. Após este ritual, a noiva não pode sair de sua casa até a hora da cerimônia. O vestido de noiva é fonecido pela família do noivo. Com um vestido vermelho ou branco, a mulher é adornada de flores e jóias. Cobrir a cabeça com um véu é sinal de respeito.

No dia do casamento, é comum que os amigos e familiares do noivo façam uma espécie de procissão, acompanhando o homem até o local do evento. Ao som de tambores e instrumentos musicais típicos, o noivo e o irmão da noiva trocam um copo de sherbet (bebida adocicada) e dinheiro. As irmãs da noiva dão boas vindas aos convidados tocando-lhes com um bastão decorado com flores.
Em um local aberto, é erguida uma tenda. Em casamentos tradicionais, os homens e mulheres sentam em lados opostos para assistir o nikah (cerimônia de casamento). A figura religiosa pergunta aos noivos se estão satisfeitos com o que vai se seguir e, em caso afirmativo, lê uma peça do Corão. O casal e duas testemunhas assinam o registro. O noivo é então levado ao encontro das mulheres da família e oferece dinheiro e presentes em troca de sua benção. Ao inves de atirar confetes, os convidados disparam moedas na direção dos recém casados. Em seguida, um jantar é servido e a família do noivo festeja separadamente. Após a refeição, os noivos sentam-se e um lenço é usado para cobrir suas cabeças. Ambos fazem orações. Seu olhares podem se cruzar atraves de espelhos e o Corão é mantido entre os dois durante todo o tempo.

Na primeira noite, o noivo dorme na casa da noiva, porém em quartos separados. Na manhã seguinte, recebe roupas, dinheiro e presentes da família. De tarde, os familiares acompanham o casal até seu novo lar. O pai da noiva então a entrega e pede ao seu novo genro que cuide e proteja sua filha. Quatro dias após o casamento, a noiva é levada até sua antiga casa e sela a união de ambas as famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário