terça-feira, 20 de setembro de 2011

Casamento grego

Como em outras culturas, os casamentos gregos eram apenas acordos entre famílias. Os pais da noiva ofereciam um dote que deveria ser aceito. A maioria era celebrado em Janeiro, visando a proteção e fertilidade da mulher, já que este é o mês é dedicado à Hera, esposa de Zeus na mitologia.


Os convites são, até hoje, entregues acompanhados de doces ou flores.
Durante a cerimônia, era comum que a noiva levasse grãos e cereais, um ritual de fertilidade. Tradicionalmente, o bolo é feito de mel, sementes de sésamo e marmelo. No buquê da noiva é comum adicionarem ervas aromáticas, como tomilho, hortelã ou manjericão.
Na Grécia, a maioria da população é Ortodoxa, deixando a responsabilidade do casamento para o padrinho e o sacerdote. A cerimônia é iniciada com uma bênção feita três vezes, significando o Pai, Filho e Espírito Santo. O casal é então guiado para o interior da igreja, onde acendem velas e são coroados, representando seu papel no reino de Deus. As coroas, que podem ser feitas de folhas, flores, tecido, sobre um tabuleiro de amêndoas, devem ser atadas por uma fita em frente a igreja, simbolizando a união eterna dos noivos. Após colocarem sobre suas cabeças três vezes seguidas, as amêndoas que apoiavam os objetos são distribuídas para as mulheres solteiras.
Os noivos partilham um copo de comunhão e escutam leituras. O sacerdote segura seus braços e os conduz em torno da igreja por três vezes, selando seu pacto de união.

Na recepção, a dança é um dos elementos mais importantes. A Kalamatiano convida os noivos a dançarem unidos por um lenço. É comum partirem muitos pratos, desejando que os maus espíritos se afastem. Em alguns lugares, atiram um pedaço de ferro por cima do telhado ou dentro da casa dos noivos, dando força ao casamento. Para uma família extensa, o casal esmaga um pé de romã; para uma lembrança doce, partilham um pote de mel. De lembrancinha, é comum distribuirem amêndoas revestidas de açúcar, popularmente chamadas de Koufeta.
Após o casamento, é comum que os pais acompanhem seus filhos até sua nova casa, sempre entoando cantigas locais. Na cama dos noivos são deixados envelopes com dinheiro, uma contribuição para a nova vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário