quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Casamento chinês


O casamento chinês é repleto de simbolismos. A cor vermelha é extremamente importante, já que significa o amor. O vestido da noiva, os convites, as caixinhas de lembrança e até mesmo os envelopes com ofertas de dinheiro levam a cor. A escolha do dia da cerimônia é baseada na astrologia. É comum o casal se unir em seu aniversario ou a meia noite, simbolizando a união de suas vidas na altura de um ponteiro do relógio em ascensão.
Antes do casamento, a noiva chinesa deve ficar reclusa com as amigas mais próximas. Ao contrário dos casamentos ocidentais, a família do noivo deve pagar e organizar a festa. É comum levarem presentes em caixas vermelhas para a casa da noiva. Três dias antes da cerimônia, a família da noiva retribui o gesto levando para o noivo oferendas embrulhadas em papel vermelho. O casal costuma comprar uma cama nova para a noite de nupcias, cobri-la com lençois vermelho, que significando um novo começo com sorte e paixão.
Um dia antes do casamento os noivos realizam uma cerimônia na qual deve pentear os cabelos quatro vezes. Isto significa sua entrada na idade adulta. A primeira escovada simboliza a união do casal, a segunda traz harmonia e verdade até o fim de suas vidas, a terceira, filhos e netos e a última, saúde e um casamento duradouro. O ritual deve ser feito sob o luar.
Na manhã do casamento, o noivo é vestido por seus pais. Ele deve então se dirigir ao local da cerimônia levando presentes que serão oferecidos aos amigos da noiva, retribuindo a gentileza de deixar a moça sair de casa.
A noiva não deve tocar os pés no chão até chegar ao local da cerimônia, sendo carregada durante o trajeto. Um guarda chuva vermelho deve ser aberto sobre ela, trazendo boa sorte e fertilidade.
O casal serve chá aos pais, pedindo permissão para sua união. O casamento é, normalmente, presenciado apenas pela família. Trata-se de uma união simples e íntima. Os noivos são conduzidos ao altar pelos familiares, onde fazem uma homenagem ao Céu e à Terra, aos seus ancestrais e ao deus Tsao-Chun. É servido chá com duas sementes de lótus aos pais. O novo casal faz uma reverência ao outro. Os recém casados seguram uma taça em ambas as mãos e ajoelhados, servem aos familiares. A mulher deve ficar do lado esquerdo e o homem, do direito. Após a cerimônia, recebem envelopes vermelhos que contém jóias ou dinheiro.
Todos seguem para uma recepção, onde um especialista em casamento é contratado para fazer um discurso. O bolo, feito com diversas camadas simbolizando a escada que o casal deve subir, é cortado. A troca de pedaços do doce é feita com os braços dos noivos entrelaçados, significando sua união eterna. Um brinde é feito, saudando o casal e seus respectivos pais.
Na primeira noite como marido e mulher, o quarto dos noivos deve possuir velas de dragões e fenix para afastar os maus espíritos. Eles bebem vinho em taças atadas com um fio vermelho.
No dia após o casamento, a noiva deve preparar um almoço para o marido e nos três dias seguintes, o casal deve visitar seus pais levando presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário