terça-feira, 17 de maio de 2011

Cuidados necessários

Muitos casais têm problemas com fornecedores durante os preparativos para o casamento. Para evitar que estes impasses estraguem seu grande dia, o Procon criou um manual para ajudar os noivos e ainda evitar futuras visitas à sua sede. Resumimos as dicas, mas para as noivas que querem se informar melhor, o manual completo está aqui.

  • Igrejas, templos, sinagogas e centros religiosos
Alguns locais possuem leis sobre o tipo de música, decoração e horários que devem ser seguidos. É importante deixar claro os termos antes de fechar o contrato. Os noivos não podem ser obrigados a utilizar todos os serviços fornecidos pelo estabelecimento, tais como profissionais, decoração, etc. A restrição quanto a escolha de prestação de serviço é abusiva e pode ser levada como reclamação ao Procon. O casal deve exigir um documento assinado detalhando todos os acordos feitos com o responsável.

  • Cartório
Para um casamento civil, é necessário que os noivos procurem um cartório e se informem dos valores cobrados e procedimentos necessários. Para pessoas de baixa renda, o casamento civil é gratuito.

  • Convites
Para escolher uma gráfica, avalie os preços, formas de pagamento e qualidade. As gráficas devem disponibilizar um catálogo para esclarecer tipos de papel, impressão e tipografia. É recomendável que este serviço seja contratado com um bom tempo de antecedência, evitando assim, problemas com as datas. Após escolher os detalhes, peça um orçamento discriminando preço, condições de pagamento, padronagem e data de entrega. Procure vincular o pagamento à entrega do produto, e se não for possível, negocie apenas um sinal de entrada e, após receber todos os convites, o pagamento integral. Na entrega, confira se você recebeu tudo como combinado. Em caso negativo, o consumidor possui direto de reexecução do serviço, restituição da quantia paga, atualizada monetariamente e ao abatimento proporcional do preço.

  • Festa
Para contratar serviços de bufê, procure referências, visite os salões (observe se possuem saídas de emergência de extintores de incêndio) e prove o cardápio. Com o número estimado de convidados, solicite à empresa um orçamento, estipulando a preço exato para cada ítem, assim como a forma de pagamento. Ao fechar a contratação, é imprescindível que tudo que foi combinado verbalmente esteja escrito no contrato.

  • Locação de roupas
Muitas vezes, os noivos utilizam aluguel de roupas e acessórios para baratear os custos. Converse com pessoas conhecidas que já tenham utilizado os serviços da empresa e pergunte ao responsável se é oferecido um pacote para noivas, padrinhos e damas de honra. Muitas vezes é possivel fazer uma roupa sob medida e devolve-la para a loja, realizando o primeiro aluguel. Neste caso, o que foi combinado deve ser registrado em um contrato. A prova das roupas deve ser efetuada com antecedência, possibilitando modificações. A exigência de cheque caução ou nota promissória é admissível, desde que haja a informação prévia ao consumidos. Na devolução da peça, para evitar problemas, o ideal é realizar um contrato assinado por ambas partes, assegurando que os trajes foram entregues em boas condições.

  • Costureiras
Antes de começar o trabalho, faça um orçamento escrito para evitar mal entendidos, especificando o preço da mão de obra, materiais e acessórios. No documento, exija que constem os prazos de provas e entregas.

  • Dia da noiva
Este serviço é fornecido por lojas que comercializem vestidos de noiva, centros de estética e salões de beleza. Faça uma pesquisa de preço e qualidade. Tudo que for acertado verbalmente deve ser especificado no contrato. Em caso de alergias, é necessário que a contratante leve sua maquiagem pessoal.

  • Transporte
Para alugar um veículo que levará a noiva até a cerimônia é necessário definir o modelo, cor, motorista e, eventualmente, alguma condição específica. É importante que os noivos peçam referências do motorista e verifiquem se a documentação deste e do veículo estão em ordem.

  • Foto e vídeo
A fotografia do evento é uma das melhores lembranças do casamento, e é importante não correr riscos. Defina com clareza e por escrito: se o álbum está incluso, qual o número de páginas; se o estojo está incluso, qual o modelo; quantidade de profissionais que irão trabalhar na cerimônia (veja os trabalhos que eles já realizaram e certifique-se de que estão de acordo com o que você almeja); resolução das fotos e da filmagem; se existe número mínimo ou máximo de fotos no pacote; tempo da filmagem; critérios para cancelamento do contrato; valores e formas de pagamento.

  • Música
Geralmente, o centro religioso indica alguns profissionais, caso contrario, procure indicações de amigos e familiares. Não esqueça de perguntar ao responsável pela igreja se existe alguma restrição ao repertório. Verifique a possibilidade de ouvir os profissionais ao vivo antes da contratação.

  • Lista de presentes
Deve constar no contrato com a loja escolhida: se o frete está incluso; se existe possibilidade de troca; comprovação de entrega; data de entrega.

  • Lua de mel
Tudo que for combinado verbalmente deverá ser especificado no contrato, inclusive as condições de cancelamento do mesmo.


Se você já teve algum problema durante os preparativos do seu casamento, visite o Procon e tire suas dúvidas sobre como prosseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário