segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Casamentos

O casamento é um dos símbolos mais importantes da união de duas pessoas. Para a cultura ocidental, a roupa era um resgate da cultura, religiosidade de historia da sua familia. Os tecidos, volumes e estampas indicavam a profundidade de amor entre os noivos.
Na bíblia, primeira fonte de informações que conhecemos sobre a união de um casal, conta que os noivos eram preparados por suas familias com banhos especiais e óleos aromáticos.
Já na cultura grega, os pares eram determinados pelos pais quando o filho completava apenas 7 anos; a noiva escolhida normalmente era mais velha. A cerimônia ocorria quando o menino completava 13 anos e deixava a casa dos pais.

Noiva grega

Os romanos eram conhecidos pelo "rapto das sabinas". Diz a lenda que Rômulo, rei de Roma, governava uma população constituida apenas de homens. O soberano organizou uma festa e convidou os sabinos, povo vizinho, para celebrar o deus Netuno. No auge da festa, os romanos raptaram todas as mulheres, o que gerou uma guerra entre os povos. As sabinas, que ja haivam se acostumado com a nova vida, insterviram e impediram a continuidade da guerra, unindo os dois povos. O acontecimento foi muito retratado durante a história da arte.

As sabinas - David

Nenhum comentário:

Postar um comentário