quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Casamento japonês

Os casamentos tradicionais japoneses estão perdendo espaço para influências ocidentais. Muitas noivas decidem usar vestidos bufantes e decidem festejar seu casamento em uma igreja católica. Antigamente eram utilizados para estreitar laços políticos, mantendo a paz. Seguindo as normas, uma entrevista, ou Mi-Ai, era feito com os noivos. Se bem sucedido, o homem deveria deixar um presente na casa de sua futura esposa, deixando claro que havia se impressionado.
O Yui-no é a aceitação do noivo pela família da noiva. Durante este ritual, as famílias trocam alimentos e bebidas, além de oferecerem dinheiro para comprar sake, representando amor e respeito. Uma saia deve ser oferecida ao noivo pela mulher, em um símbolo de carinho e fidelidade. O dia da troca de presentes é decidida por uma almanaque japonês, a fim de trazer sorte.


Um casamento japonês budista é realizado em um templo, no qual é realizada uma oração e um discurso, purificando todos os presentes. No altar são depositados dois rosários, simbolizando a união das famílias e seus rumos. Em seguida, queima-se incensos e é feito um brinde.
Tradicionalmente, os noivos vestem kimonos de seda. Os convidados mais novos e amigas da noiva usar cores vibrantes, enquanto os demais utilizam tons escuros. O traje inclui chinelos de madeira, meias brancas, uma pequena bolsa para a noiva e um elaborado penteado com flores, pérolas e pente de ouro. A mulher deve usar branco e ser pintada da mesma cor, representando sua ligação com os deuses. Sua roupa deve ser trocada cinco vezes e todas devem ser luxuosas. O noivo usa preto.
Após a celebração, os noivos trocam votos de amor e lealdade e, durante estas juras, as famílias devem olhar uma para a outra, ao invés de visar seus filhos. O casal troca alianças e fazer oferendas para os deuses. Galhos de árvores são depositados sobre a cabeça dos noivos.
Os noivos então seguem para o ritual do sake. Nele, os dois sentam-se frente a frente e, olhando-se, bebem simultaneamente goles de sake. Isto simboliza que não morrerão antes do outro.

Na recepção do casamento, é costume apresentar a noiva e o noivo a todos os convidados antes da refeição. O vermelho e o branco são comumente usados na decoração e até nos pratos, representando a felicidade. Os noivos costumam sentar em uma mesa elevada. É oferecido um envelope repleto de dinheiro, um presente dos convidados. São feitos discursos e o bolo é cortado. Brindes são seguidos pela abertura de um guarda sol sobre a cabeça do casal. As mães dos noivos recebem um buquê de flores e os pais ganham um cravo vermelho para colocarem na lapela.


Após a noite de núpcias, o homem era convidado para comer bolos e arroz na casa do sogro, recebendo sua benção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário